quarta-feira, 15 de abril de 2009

Da idiossincrasia.

Ao decurso das interposições de intuitos recíprocos entre indivíduos pertencentes a um grupo social e aspirantes do mesmo, determinadas formas de conduta são estipuladas e irrefutavelmente outras abstidas visando um comportamento a ser incorporado de maneira favorável ao meio predisposto. Não obstante, propensões adversas podem contribuir com a degenerescência dentre os respctivos membros e a confraria em si.
Indubitavelmente, a adesão a um meio é específica, porquanto se faça imprescindível a deliberação relativa a aspectos intrínsecos do mesmo, casualmente esta atitude perscrutadora se faz presente e imanente naqueles que são providos de uma certa sagacidade e razão. Por conseguinte, um mimetismo equânime é postulado, índole à qual um caráter é prescrito.
Uma vez que 'nosso indivíduo' esteja, circunscrito em tal ambiente, suas aprendizagens empíricas concomitantemente relacionadas a intervenções extrospectivas ao meio, fomentam introspecções às quais escrúpulos amiudemente preponderam suprimindo muitas vezes virtudes e propósitos íntimos. Análoga situação solicita um procedimento estimativo dos interesses preexistentes ou adquiridos ao longo desse itinerário interpessoal, e secundariamente, por ser um fator usualmente excepcional, é considerada a preservação da dignidade perante aos semelhantes e a demanda de métodos que tornem verossimilhante o desenvolvimento do ser.
Contanto que haja ponderações em suas decisões e julgamentos (ainda que possivelmente se encontre  incrustrado de razões e pathos alheios), se o que se deseja é tornar-se notável, diligente ou preceptor de qualquer virtude que exija reconhecimento, portanto; a menos que possua-se uma característica adstringente que concerne à sociedade, percorre-se uma copiosa jornada cumulativa.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela."

Verdade, veracidade, realidade, sinceridade, boa fé, honestidade, autenticidade, axioma, genuinidade, máxima, lei. Tantos nomes, tão esquecida... Pois famosa é a expressão afirmando que as convicções são maiores inimigas da verdade que a própria mentira.


"Time Saving Truth from Falsehood and Envy", ou seja, "O TEMPO SALVANDO A VERDADE DA FALSIDADE E INVEJA".
O Tempo alado com asas de anjo empunhando uma foice como da morte; a falsidade derrubada ao chão, despida de sua máscara; a Inveja depositada no escuro, quase escondida, mas ainda agarrando-se às pernas da Verdade; esta que repousa sentada no colo do Tempo, fitando desnuda a abóboda celeste.
Tão sábio, mas torna-se trágico e um pouco irônico saber que a obra foi terminada na véspera do dia em que François Lemoyne, com sete golpes de punhal, tirou sua própria vida.